O Pitoresco - Festival de Street Art de Vila Real é um projeto organizado pela Instantes Mutantes em co-autoria com o Município de Vila Real. O festival tem como objetivo a revitalização do espaço urbano e o pleno envolvimento da comunidade vilarealense. Além da pintura de murais, o festival oferece uma programação cultural variada, através de sinergias criadas com diferentes entidade, contamos com atividades como concertos, workshops, exposições, festival de estátuas vivas, instalações, entre outras atividades, tudo gratuito e de entrada livre.


 

Murais

As pinturas de murais decorrem durante todo o festival em pontos diferentes da cidade. Nesta galeria a céu aberto contamos já com um total de 26 trabalhos, com forte ligação às tradições e cultura de Vila Real e à região transmontana.

Exposições

O Pitoresco conta todos os ano com exposições coletivas e individuais de diferentes artistas. Inauguram com o Ciclo de Exposições Pitoresco, atividade de abertura do festival.

Rua das Artes

A Rua das Artes acontece todos os anos na zona da Vila Velha. Aqui há workshops para todas as idades, música, pinturas, instalações, festival de estátuas vivas e o Sunset Pitoresco.



Concertos

À noite a festa continua e a seguir ao Sunset, o Club de Vila Real torna-se o palco dos concertos Pitoresco. Privilegiamos sempre bandas e grupos musicais locais para animarem a nossa noite.

 

LINHO by Draw & Contra
BOMBEIROS by Mon Devane
LONTRA by Neku
N2 by Godmess
SUBINCONSCIÊNCIA by The Caver
BUS STOP by Samina
LINHO by Draw & Contra
BOMBEIROS by Mon Devane
LONTRA by Neku
N2 by Godmess
SUBINCONSCIÊNCIA by The Caver
BUS STOP by Samina
LINHO by Draw & Contra
BOMBEIROS by Mon Devane
LONTRA by Neku
N2 by Godmess
SUBINCONSCIÊNCIA by The Caver
BUS STOP by Samina

 

Roteiro de Street Art

No mapa podes ficar a conhecer a localização dos cinco novos murais que surgiram na última edição do festival (2019). Estiveram entre nós os artistas: Godmess, Draw & Contra, Neku, Mon Devane e Fedor

Quatro murais no centro da cidade e um quinto mural afastado. Pela primeira vez, o festival expande-se a outras zonas do concelho de Vila Real levando, desta forma, as intervenções artísticas para fora da cidade. Este primeiro mural foi pintado em Ludares, sob o tema “A Pastorícia”, sugerido pelo presidente da União de Freguesias de Constantim e Vale de Nogueiras.

Ver roteiro completo com todas as edições do festival.



 


12 a 15 de setembro de 2019, Vila Real

Curadoria, programação cultural e design: Instantes Mutantes

Pintura de murais: Mon DevaneDraw & ContraNekuGodmessFedor

Exposições: Bando II,  Mostra Coletiva de Street Art; Homes de Fátima BravoBus Stop de SaminaA Fusão da Existência de MaduzeAlma Urbana de NekuSubinconsciência de The Caver

Workshops: Oficina de Toy Art por Bafo de PeixeOficina Potes em Cerâmica por Não Sou RitaUniversal Oficina de Serigrafia por Lanevera EdicionesUniversal Oficina Criativa por Instantes Mutantes

Concerto: Dois.Zero Cru

Vídeo e fotografia: Paulo Sampaio & Nuno Sampaio


Com o apoio de: 

Município de Vila Real, Tintas Europa, RealVirtur, Rodonorte, Junta de Freguesias de Vila Real, Visit, Universal Pincelaria, EDP distribuição, Pastelaria Gomes, Regia-Douro Park, Selidomus, Pontarca, Dom texto, Museu da Vila Velha, Teatro de Vila Real, DJalme & Carvalho, Club de Vila Real, Dominus Restaurante, IPDJ, Carlin, Virgu, Recife, Hotel Miraneve, A Voz de Trás-os-Montes, Universidade FM



Pitoresco Fest no Instagram

Using Format